Plantão
Economia

LONDRINA-Como garantir o fechamento do melhor negócio na compra do seu imóvel em Londrina

Publicado dia 03/07/2020 às 14h22min | Atualizado dia 06/07/2020 às 13h50min
LONDRINA-MERCADO IMOBILIÁRIO.

Comprar um imóvel não é uma tarefa fácil. Com efeito, é um processo relativamente longo e complexo, que demanda uma série de ações e cuidados. Demanda procurar por imobiliárias em Londrina ou falar diretamente com proprietário, analisar documentação, estudar prazos de pagamento, enfim, muitas medidas devem ser tomadas.

Como escolher o imóvel ideal para você? Como fazer uma boa proposta de compra? Como se preparar para adquirir um imóvel? Que perguntas fazer ao corretor/proprietário? É isso e muito mais que será abordado adiante.

Como escolher o imóvel ideal?

Um dos primeiros passos para assegurar que você está fechando um excelente negócio na hora de adquirir seu imóvel próprio é saber como escolhê-lo. É essencial que você selecione um imóvel que se adeque às suas necessidades e às necessidades e desejos de sua família.

A fim de te auxiliar nessa escolha, listamos abaixo algumas dicas úteis:

  • Defina quais as necessidades da sua família em termos de moradia

A primeira coisa a se fazer é determinar aquilo que sua família necessita ao buscar por um imóvel atualmente. São muitas coisas que precisam ser consideradas e refletidas na hora de se procurar um imóvel. Quantas pessoas morarão no local? Qual a quantidade necessária de banheiros? Que tamanho é o ideal para os cômodos?

As características de cada família demandarão um imóvel com configurações diferentes. Um casal sem filhos pode precisar de uma casa menor, com menos quartos, enquanto que uma família com três filhos adolescentes precisará de uma casa com mais quartos.

 

  • Decida-se entre apartamento ou casa

A tipologia de imóvel é outra coisa a ser pensada antes de se comprar um imóvel. Cada um desses tipos tem seus prós e seus contras e isso deve ser posto na balança.

Uma casa normalmente tem mais privacidade e liberdade. Não é necessário ficar se preocupando com regras de condomínio e você tem mais liberdade para mexer na configuração do espaço. No entanto, a manutenção da propriedade fica por sua conta.

Os apartamentos, por sua vez, são mais seguros que uma casa, inegavelmente. Além disso, pode-se cultivar uma maior proximidade com os vizinhos, criando laços sociais interessantes. Ademais, você só precisa se preocupar com a manutenção do seu apartamento em si, uma vez que a propriedade como um todo tem a manutenção a cargo do condomínio. Todavia, os contras é que normalmente precisa-se pagar condomínio, há menos privacidade e nem sempre é possível ter todo tipo de pet.

 

  • Conheça os pontos fortes e fracos do imóvel

Certamente que os pontos fortes de um espaço são os elementos que mais chamam a atenção e despertam o interesse. E é óbvio que isso precisa ser conhecido e estudado. Saber se é espaçoso, se os cômodos são grandes o bastante, se o acabamento é bom e assim por diante.

Entretanto, é essencial também que se avalie e se descubra todos os pontos fracos dos apartamentos à venda em Londrina. Saber, por exemplo, se existe infiltração, se a iluminação natural é ruim, se o encanamento tem problema e por aí vai.

 

Como elaborar uma boa proposta para compra de imóvel?

Uma vez que você finalmente encontrou a casa perfeita para você, é preciso realizar as ações necessárias para que você seja finalmente o dono dela. Todavia, antes de se elaborar uma proposta de compra de um imóvel, você precisa criar um ambiente efetivamente seguro para esse investimento.

Vale começar por compreender no que consiste a proposta de compra de imóvel. Ao contrário da escritura, a proposta de compra e venda de um imóvel não transfere o bem de dono e muito menos serve como um dispositivo legal para ter exclusividade na compra do imóvel.

Essencialmente falando, ela é tão simplesmente um documento que expressa o interesse de um potencial comprador naquele imóvel em especial. Nesse instrumento, são evidenciados alguns dados importantes, como o valor de intenção de compra, a forma de pagamento, entre outras informações. É uma forma de dizer ao dono/imobiliária que você tem interesse, que objetiva pagar um x valor e se ele aceita ou não essas condições.

Após a apresentação da proposta, há basicamente três coisas que podem acontecer:

  • O vendedor, seja o proprietário diretamente ou a imobiliária, diz sim para a sua proposta, aceitando os valores e as condições apontadas ali;
  • Contraproposta: é o começo de uma negociação. O vendedor irá apresentar uma espécie de segunda proposta em cima daquela que você efetuou, exibindo os termos pelos quais ele aceitaria fechar negócio.
  • Recusa: ocorre quando o vendedor não aceitou o preço e as condições ofertadase não tem intenção de apresentar uma contraproposta.

É importante pontuar que somente o aceite da proposta e a contraproposta necessitam ser atualizados no documento.

Para que essa proposta seja bem sucedida, é importante que se tenha o acompanhamento de um profissional no assunto e se formalize todo o processo no papel e também por e-mail, para garantir as coisas e evitar dores de cabeça futuramente.

Que perguntas fazer ao vendedor?

Entre o momento da visitação e o fechamento do negócio em si é de suma relevância pesquisar tudo o que for possível a respeito e os atributos da região. É a hora de deixar a empolgação um pouco de lado e fazer uma lista a respeito do que é necessário saber com segurança.

Eis adiante uma lista com alguns questionamentos que você deve fazer ao vendedor:

  • Quais são as formas de pagamento?
  • Qual é a margem de negociação?
  • Como é a vizinhança?
  • Como é a segurança da rua, bairro, região? Existe iluminação suficiente? Há policiamento?
  • Quais são as taxas necessárias a se pagar?
  • Existe vaga de garagem?
  • Qual é a posição do imóvel em relação ao sol?

Além disso, é preciso se preparar financeiramente. Deve-se fazer um bom planejamento financeiro, estudando os gastos e receitas mensais, averiguando a estabilidade financeira e de emprego, cortando gastos quando necessário e avaliando se vale a pena adquirir imóvel pronto ou é melhor comprar terreno em Londrina.

 

Agora você tem em mãos ferramentas valiosas para ajudar a garantir o fechamento do melhor negócio na compra do seu imóvel. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: postado por waldir de oliveira