Plantão
Política

JARDIM ALEGRE-COLUNA DO JOSIAS GONÇALVES

Publicado dia 10/07/2019 às 07h27min
Fazer uma reforma tributária, justa e decente, é o caminho certo para se estancar tantas corrupções aqui no Brasil. A forma de cobrança atual, além de injusta, sobrecarrega quem ganha menos e facilita os caminhos para os sonegadores.
 
 
 
Josias Gonçalves

𝐈𝐦𝐩𝐨𝐬𝐭𝐨𝐬, 𝐓𝐚𝐱𝐚𝐬 𝐨𝐮 𝐓𝐫𝐢𝐛𝐮𝐭𝐨𝐬!

Fazer uma reforma tributária, justa e decente, é o caminho certo para se estancar tantas corrupções aqui no Brasil. A forma de cobrança atual, além de injusta, sobrecarrega quem ganha menos e facilita os caminhos para os sonegadores. O sistema tributário brasileiro é uma verdadeira sopa de letrinhas, são inúmeras a quantidades de tributos “inventadas” para arrecadar mais e mais.

Há vários anos estamos vendo entrar governos e sair governos e, todos ganham a eleição prometendo uma reforma tributária, no entanto, nem um deles cumpre e, as promessas continuam nas gavetas. Aliás, quando é para aumentar a arrecadação, eles sempre dão um jeito de aprovar o que querem, mas só põem para votar o item referente aos aumentos.

Visando melhor compreensão sobre o assunto, vamos fazer uma breve síntese sobre os termos: Imposto, Taxa e Tributo.
Imposto: é aquilo que se impõem, são valores agregados aos preços de serviços e mercadorias que o cidadão paga ao estado no sentido de que lhes sejam garantidos as funcionalidades dos serviços coletivos e públicos.

Taxa: no sentido de encargo, é o valor que o cidadão paga para que o poder executivo (Município, Estado e União) lhe forneça determinados tipos de serviços, neste caso, só vai pagar quem depende de tais serviços.

Tributos: é um nome bonito que encontraram para englobar todos os tipos de cobranças pecuniárias, tais como: impostos, taxas e contribuições de melhoria. Demandaria muitas linhas para escrever e enumerar toda a quantidade de nomes dados para todos os tipos de “contribuições” para o serviço público.

Enquanto o nosso país não passar por uma reforma tributária séria e cidadã, estaremos sentindo na pele a corrupção correr a solta na administração pública, haja vista que a quantidade de tributos e as formas de cobranças facilitam a vida tanto do corrupto quanto a do corrompido. No entanto, tenho minhas dúvidas que com um congresso corrompido, estes irão votar alguma coisa que venha a favorecer o cidadão sem antes favorecer a eles mesmos.

Fonte: JOSIAS GONÇALVES

Mais Populares

Fale Conosco

Rua Rio Grande do Sul n° 437 IVAIPORÃ
(43) 9684-9640 | | (43) 9996-30895
folhacentral13@hotmail.com